terça-feira, 30 de dezembro de 2014

NOSSO CURSO LIVRE DE TEOLOGIA


                               

ITECAB

Instituto Teológico de Confissão Anglicana do Brasil 

Open Theological Seminary


Κηύξον τόν Λόγον

33 Disciplinas Teológicas Resumidas Para Estudo e Avaliação

BACHARELADO LIVRE EM TEOLOGIA

Pelo Sistema de Ensino a Distância

PALAVRA DO BISPO  DOM J. KENNEDY DE FREITAS

Seja bem-vindo ao corpo discente do INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB Sua decisão foi sábia e, com toda a certeza, grande será sua recompensa.
  Informações Gerais do ITECAB

INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB entrou em funcionamento em junho de 2005, com o sistema de aperfeiçoamento para pessoas de diversas denominações cristãs em especial para os fiéis e Ministros de Igrejas de Confissão Anglicana, que desejassem expandir o conhecimento.

INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB já formou mais de 500 alunos que, estão espalhados pela América Latina e Europa.

Os alunos do INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB carregam uma bagagem de conhecimento completamente diferente de outras instituições, pois, foram preparados para o mundo.

A política pedagógica é valorar a prata da casa, ou seja, as descobertas internas são incentivadas e desenvolvidas.

Estamos aqui para servir.

Com isso damos as boas vindas a você!
                                 
A Direção


TEOLOGIA
O ELO DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO
PERFIL PROFISSIONAL

Teologia é a Ciência não há como negar, estuda as coisas relativas à Pessoa de Deus. A Teologia vasculha coração do homem, a razão através da Ciência e desafia a inteligência. A Teologia muda o comportamento e introduz no homem uma nova razão para a vida, tornando-o rico.

A Teologia abre as portas do mundo. Ao Bacharel em Teologia abrem-se muitos e novos caminhos e oportunidades para exercer sua atividade profissional a citar: Como pesquisador, pode dedicar-se à investigação de temas teológicos; como educador, pode investir seus conhecimentos no ensino de nível médio e fundamental e superior; como capelão, pode atuar como conselheiro, orientador e assistente religioso; como diplomado em Teologia, pode ser candidato natural ao exercício do Sacerdócio, a critério de sua Igreja. O Teólogo fará cursos complementares e de aprimoramento nas áreas de sua preferência e vocação, conforme recomendações do Ministério de Educação e Cultura - MEC.

O Bacharel em Teologia deve conhecer e compreender, analisar e interpretar: a Revelação de Deus; a importância da educação cristã para o indivíduo e a sociedade; a doutrina cristã ensinada e confessada pela Igreja com base na Escritura Sagrada. A formação do profissional em Teologia está baseada num currículo acadêmico rico e contextual. Nele aparecem disciplinas como Sociologia, Antropologia, Filosofia, Psicologia, Ética, História da Igreja, Grego, Hebraico, História e Interpretação do Antigo e Novo Testamentos, Teologia Sistemática, Ecumenismo e uma série de disciplinas de cunho prático.

MERCADO DE TRABALHO

No mês de Março de 1999, após 500 anos de história de Brasil, o Ministério de Educação e Cultura - MEC reconheceu a Teologia como Curso Superior, como qualquer outro curso universitário. Nasceram, assim, realidades e oportunidades novas para os Teólogos. A Teologia conquistou sua cidadania acadêmica.

A disciplina de Ensino Religioso, antes tolerada, agora é recomendada pela nova LDB. Abre-se, pois, o mercado de trabalho nas Escolas Públicas e nas Escolas Particulares. Os Bacharéis em Teologia, diante da nova profissão, precisam ser criativos e descobrir novos campos e áreas de atuação teológica na sociedade.

A religiosidade é própria da natureza humana, mais do que nunca, há uma intensa procura pela vida espiritual do ser humano.

DIFERENCIAL

No INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB não há discriminação de qualquer ordem para os candidatos. O corpo docente é qualificado. Há seriedade e reverência, respeito e exultação na maneira de fazer-se Teologia, a Ciência de Deus.

Curso de Bacharel em Teologia que o INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB disponibiliza, tem a duração média de dois anos (à distância). O curso é uma inovação que a CULTURA ACADÊMICA  chama de Cursos Superiores à Distância, muito embora nosso curso seja um curso livre que tem o respaldo apenas de pareceres (241 de 15 de Março de 1999 que trata dos Cursos Superiores de Teologia; 296 de 10 de Agosto de 1999 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas e instituições congêneres, bem como do ingresso dos portadores desses estudos em cursos de licenciatura; 505 que introduz a questão sobre Reconhecimento dos Cursos Superiores de Teologia como Cursos de Graduação e 765 de 10 de Agosto de 1999 regulamentador do Ingresso de alunos provenientes de Instituições Teológicas em Instituições de Educação Superior, bem como pelo Parecer do Conselho Pleno de nº 97 de 06 de Abril de 1999 que trata da Formação de professores para o Ensino Religioso nas escolas públicas de ensino fundamental).

No dia 15 de Março de 1999 o Conselho Nacional de Educação aprovou o Parecer n.º 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos Cursos de Teologia. O DECRETO-LEI FEDERAL n.º 1.051/69 autoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa” (Art. 1º).

Como o ensino militar o ensino religioso foge as limitações dos sistemas vigentes”(Par. 286/81). Tais cursos são ditos “livres”, não necessitando de prévia autorização para funcionamento, nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.
A jurisprudência do Conselho Federal de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis, é o que se depreende da leitura da Lei n.º 1.821/53, do Decreto n.º 34.330/53, dos pareceres do CFE, n.º 279/64 (doc. 31, p. 69) e n.º 884/65 (doc. 92, p. 60) e n.º 3.174/77 (Doc. 204, p. 17), entre outros. É amparado pela lei brasileira como “CURSO SUPERIOR” (Par. 345/81 e 721/88 da Conselheira Esther de Figueiredo Ferraz).

Com a nova LDB (Lei 9.394/96) e as novas mudanças no Conselho Federal de Educação os Cursos de Teologia só estão tendo amparo para fins de exercício eclesiástico (pastorado ou semelhante) e concurso público para Capelania (Militar), não podemos garantir a mesma validade para outros fins ou concursos que exijam Nível Superior.
Obs: Todos os nossos cursos da Faculdade Teológica Episcopal do Brasil - FATEB são "livres", mas todos poderão ser aproveitados em qualquer Faculdade reconhecida, de acordo com o Art.50, da lei 9.394, de 20/12/96 (LDB). Que Diz: "As instituições de educação superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a ALUNOS NÃO REGULARES que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio".

Sobre a regulamentação do Ensino à Distância

DECRETO n.º 2.494, de 10/02/1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º 9.394/96). Art. 1º “Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.

Sobre o registro de Teólogo e de Filósofo

O aluno ao concluir o curso receberá o seu Diploma ou Certificado já registrado no Conselho dos Teólogos do Brasil, órgão ligado aINSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB, que representa a classe dos Teólogos e similares no Brasil. Ademais, receberá também a Carteira e o Diploma de Teólogo , de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho Cód. 1.96.40 Portaria Mtb. 1.334/94 e Decreto-Lei n.º 76.900/75 – Teólogo – profissional de Nível Superior.

ITECAB OPEN THEOLOGICAL
IMPORTANTE LEMBRAR
                                         
Através do Sistema INOVADOR do INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB, o(a) aluno(a) não necessita propriamente dito ficar 6(seis) semestres estudando, caso deseje acelerar, o(a) mesmo(a) tem esse direito.
Caso o(a) aluno(a) deseje fazer em 1(um) ano três semestres, ou mais, tendo tempo e obtendo aprovação nas disciplinas, nada o(a) impedirá de concluir o curso em ritmo acelerado.

Além disso, nada impede que a Pós-Graduação ocorra em sintonia ao curso de graduação.
Decreto-Lei n° 1051/69 – CFE, Parecer CNE/CES n° 296/99, Parecer CNE/CES n°
097/99 e Parecer CNE/CES n° 0063/04

O futuro chegou para a
Educação Teológica!
UM NOVO CONCEITO EM EDUCAÇÃO TEOLÓGICA
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz” (I Pedro 2.9)

A Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo tem apresentado notáveis níveis de crescimento. É notório o grande despertamento ministerial que tem ocorrido! Se entendermos e cremos no SACERDÓCIO UNIVERSAL DE TODOS OS SALVOS, precisamos conciliar a necessidade de instrução a toda a Igreja e a demanda das vocações existentes, para o cumprimento da missão integral da mesma. Optaremos pela limitação do ensino? Ou já é tempo de empregarmos um novo sistema educacional?

FORMAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA

A Igreja Cristã Anglicana para ser fiel ao cumprimento de sua missão inacabada, precisa treinar, mobilizar e enviar os seus fiéis aos campos brancos para a ceifa. Com isto, umas séries de desafios vão surgindo paralelamente.

Existe uma necessidade premente de lideranças treinadas para plantar e desenvolver novas Igrejas. Há muitos líderes em potencial, porém que não foram devidamente treinados e precisam sê-lo urgentemente. Surge então a pergunta: Os atuais seminários serão capazes de suprir toda esta necessidade? A realidade prática tem nos mostrado que não. Ainda existem muitos vazios a serem preenchidos, mesmo que grandes despertamentos de vocações tenham acontecido no seio das Igrejas.

O INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB vem utilizando o ensino teológico por extensão, já há mais de 05 anos no Brasil, crendo na necessidade de estender o ensino da Palavra às fronteiras mais remotas, através da ampliação do número de obreiros da Seara Santa. Oferecemos cursos teológicos por extensão a todos os fiéis das Igrejas Nacionais, formando assim líderes preparados. Com esta experiência, temos entendido que a Igreja deve olhar com muito carinho o ensino por extensão, face aos desafios missiológicos da mesma. Enumeramos ainda, as seguintes vantagens adicionais, para o uso do sistema de Ensino Teológico por extensão.

CONJUGAÇÃO DA INFORMAÇÃO COM A PRÁTICA

O Ensino Teológico por extensão é instalado através de Centros Teológicos em igrejas locais interessadas, atendendo assim a demanda de seus membros. Para a sua formação, os alunos não terão que se deslocar a grandes distâncias e se afastarem muito tempo do seu meio ambiente. Continuarão normalmente suas atividades profissionais e eclesiásticas em seu campo de atuação e residência. Os seminários e Institutos do sistema tradicional trazem a dificuldade do deslocamento do indivíduo e seu preparo ministerial é descontextualizado às condições naturais onde desenvolverá o seu trabalho.

Estudando em seu próprio contexto, à medida que recebe a informação, o aluno estará utilizando-a ou aplicando-a em termos práticos à obra local. Com esta conjugação, ocorrerá uma maior objetividade nos alvos do ensino e também na assimilação por parte do aluno. O resultado será um crescimento muito maior que  trará benefícios a curto e médio prazo, pela utilização imediata do ensino aplicado.

CONTEXTUALIZAÇÃO

 Este é outro ponto que tem chamado muito a atenção dos especialistas em crescimento da Igreja: a necessidade de contextualização dos métodos de ensino. Em vista da grande extensão do desafio missiológico da Igreja, teremos uma gama de necessidades específicas em cada região. Criando centros teológicos regionais e transculturais, estas necessidades serão melhor atendidas. O ensino será orientado pedagogicamente para os desafios dos campos afins, respeitando-se as diferenças regionais e transculturais dos respectivos campos.

 MULTIPLICAÇÃO DA IGREJA

Os Centros Teológicos treinarão e mobilizarão obreiros para o serviço imediato. A igreja não terá a necessidade de esperar a conclusão do treinamento do obreiro para a sua utilização. Esta conjugação da informação teórica com a prática, formará uma cadeia de extensão da Escola com a Igreja. Assim haverá pessoas que estarão capacitadas para efetuar um trabalho profícuo e simultaneamente ao aprendizado. Esta experiência tem sido aprovada no crescimento da nossa Missão no Brasil. Preparamos líderes que plantam e desenvolvem novas Igrejas. Muitos também estão atuando em seu próprio campo de trabalho, servindo à Igreja. O Estudo teórico foi sendo dado e aplicado em situações específicas. O resultado foi o surgimento de várias igrejas e campos missionários. Isso provocou o despertamento de outros membros para descobrirem e desenvolverem seus dons em ministérios.

 CURRÍCULO VOLTADO PARA O CRESCIMENTO


O Currículo sendo flexível pode ser alterado de acordo com as necessidades locais ou regionais e áreas de interesse do aluno e da Igreja. O  INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB tem material preparado nas áreas: bíblica, teológica, histórica, metodológica, prática, ciências humanas, cultura geral e linguística.

Desta forma, o currículo pode ser sincronizado com o crescimento do cristão e da Igreja. Tendo um currículo dinâmico, formamos testemunhas producentes; não meros pregadores. Um aluno-obreiro trabalhará em sua própria congregação, sem criar dependência de qualquer natureza e em harmonia com a liderança.

Cremos na eficiência deste sistema de ensino. Resta a alguns líderes terem a devida sensibilidade de enxergar a necessidade de treinamento do povo de Deus e do privilégio  de  prepará-lo. Este é um desafio que se estende a todos. Não somente aos que podem ter acesso a Seminários e Institutos centralizados.

Se optarmos pela limitação do ensino criamos uma deficiência completa nas igrejas. Praticando o Ensino Aberto a todos, além de educarmos os fiéis da Igreja, também os treinamos para evangelizar o mundo. Até que Ele venha !… (Mateus 24.14). Amém!

CURSO OFERECIDO PELO SISTEMA OPEN UNIVERSITY 

Licenciatura em Teologia
Objetivo

É um curso voltado para as pessoas que desejam obter um maior conhecimento teológico e desejam atuar com melhor eficácia ministerial dentro de suas igrejas.

O curso é ministrado em um único livro-texto, sendo que cada disciplina apresenta um questionário. Após cumprir todo o programa de Licenciatura em Teologia o aluno deverá enviar à Secretária da Faculdade os questionários para serem avaliados por uma comissão de exame teológico.

Ao final do curso o aluno receberá um belíssimo diploma atestando seus conhecimentos.

Os melhores alunos serão indicados para o Mestrado em Teologia.



A MANEIRA MAIS FÁCIL DE APRENDER TEOLOGIA!


Após cinco anos de sucesso com o Curso de Teologia por Correspondência, que já conta com mais de 500 alunos, o INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB, com o propósito de atender às inúmeras solicitações de seus alunos e assinantes, lança seu mais novo projeto: o Curso de Licenciatura em  Teologia.

É um curso ministerial, sendo nosso objetivo principal apresentar aos alunos conteúdo suficiente para que possam aplicar as ferramentas básicas da teologia, sem ofuscar sua essência.

Tal qual o curso de Bacharelado em Teologia, a Licenciatura é constituído de um manual completo, contendo cada uma das disciplinas um questionário, recebido pelo aluno no final do curso. Os questionários deverão ser respondidos e enviados para à Faculdade que estará orientando os alunos para os demais procedimentos do aprendizado. Ao final do curso, se observado a entrega de todas as avaliações, o aluno receberá o diploma em sua casa.

  Cursos Oferecidos pelo INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB

CURSO
FORMA
MATÉRIA
LIVRO
DICIPLINAS
TOTAL NA INSCRIÇÃO
TOTAL








BACHARELADO
MODULAR 
MENSAL
Apostila
24
R$ 100,00
R$2400,00







LICENCIATURA
MODULAR
R$ 50,00
INCLUÍDA
24
R$ 70,00
R$ 1200,00
MESTRADO
MODULAR
R$300,OO
INCLUÍDA
12
R$ 200,00
R$ 2400,00
DOUTORADO
MODULAR
R$ 300,00
-
10 +TESE
R$ 200,00
R$ 3000,00

  Cursos Oferecidos pelo INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB

CURSO
FORMA
MATÉRIA
LIVRO
DISCIPLINAS
TOTAL NA INSCRIÇÃO
TOTAL








BACHARELADO
MODULAR 
MENSAL
Apostila
24
R$ 100,00
R$2400,00


R$ 350,00




LICENCIATURA
MODULAR
R$ 700,00
INCLUÍDA
24
R$ 150,00
R$ 1200,00
MESTRADO
MODULAR
R$ 800,OO
INCLUÍDA
12
R$ 200,00
R$ 2400,00
DOUTORADO
MODULAR
R$ 1.000,00
-
10 +TESE
R$ 250,00
R$ 3000,00

Básico em Teologia
Público alvo

* Ministros e Leigos em Geral.
* Líderes de departamentos (jovens, círculo de oração, evangelismo, etc.)
* Superintendentes e professores da Escola Bíblica.
Objetivos
* Proporcionar base bíblica histórico-teológica sólida e consistente.
* Treinar os atuais e futuros obreiros a desenvolverem um ministério mais próspero.
* Levar os chamados de Deus para um trabalho que vá ao encontro das tendências atuais, tendo a Bíblia como guia.
Requisitos para a matrícula
* Idade mínima 18 anos;
* Ser fiel de uma Igreja Cristã;
* Possuir RG e CPF
* Escolaridade em nível de Ensino Fundamental (o aluno que não tiver o Ensino Fundamental poderá matricular-se, mas deve estar consciente de que não receberá o diploma e sim um certificado, a não ser que conclua o Ensino Fundamental durante o curso teológico).

Licenciatura/Bacharelado em Teologia
"Sistema de Universidade Aberta"

O sistema de universidade aberta baseado no modelo europeu, não se trata de um simples curso por correspondência, mas o tipo de avaliação e pesquisas traz uma conotação de seriedade e segurança. É por isto que nos diplomas e históricos que fornecemos aos formados, nada consta que indique ter sido o curso feito a distância. Para a Colação de Grau é exigido do aluno uma MONOGRAFIA de um tema doutrinário da Bíblia.

O aluno recebe uma bateria de questões relativas a cada matéria, as quais deve responder, buscando as fontes de informação que estiverem ao seu alcance (livros teológicos, encliclopédias, dicionários, concordâncias e comentários bíblicos). Oferecemos uma apostila básica para a maioria das matérias.

O aluno terá 30 dias (contados da remessa do material) para responder a bateria de questões e devolvê-la a Faculdade para correção.

Instruções para Matrícula

Requisitos:

Idade mínima de 18 anos;
RG, CPF;

Segundo Grau completo (Ensino Médio);

MESTRADO EM TEOLOGIA

Esse curso destina-se às pessoas que já possuem nível superior em Teologia, Filosofia, Ciências, Letras ou outras áreas afins.

METODOLOGIA

O Mestrado em Teologia funciona no sistema Open University (Universidade Aberta), semelhante ao Bacharel, no qual o aluno receberá uma apostila básica de cada disciplina e a bateria de questões relativa a cada matéria, as quais devem responder baseado na bibliografia sugerida pelo Seminário e nas fontes de informação que estiverem ao seu alcance. Contando com todo o apoio virtual do Campus e as ferramentas que o compõe.  O prazo de estudo de cada matéria é de 30 (trinta) dias. Para colar o grau de Mestre, o aluno deverá produzir uma dissertação dentro da sua área de especialização e fazer a defesa publica da mesma.

CURRÍCULO

O Mestrado é composto por 10 matérias. As disciplinas Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa são obrigatórias.


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Após concluir as 10 matérias, o aluno deverá apresentar uma dissertação como prova de sua capacitação acadêmica.

DOUTORADO EM TEOLOGIA

O curso de Doutorado em Teologia do INSTITUTO TEOLÓGICO DE CONFISSÃO ANGLICANA DO BRASIL - ITECAB tem como objetivos: Formar pessoal qualificado a fim de exercer atividades de pesquisa, docência superior, ministério pastoral e outras atividades de alto nível.

Desenvolver estudos avançados na área de teologia pastoral, produzindo conhecimento e desenvolvimento de pesquisa. Estimular a produção literária de cunho científico como a publicação de Teses e outros trabalhos científicos. O ITECAB oferece o Doutorado em Teologia para os que concluíram o Mestrado em Teologia ou outra área.
                                                                 
                                METODOLOGIA

O aluno receberá uma bateria de questões (50) relativa a cada área de concentração, as quais devem responder baseado na bibliografia sugerida pelo Seminário e nas fontes de informação que estiverem ao seu alcance.


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

1.
Teologia Sistemática
2.
Teologia Bíblica

3.
Teologia Histórica
4. Teologia Prática

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1.    Hermenêutica
2.    História da Teologia
3.    Metodologia da Pesquisa
4.    Pesquisa em Ciências da Religião
O aluno deverá apresentar para cada uma dessas disciplinas um  artigo cientifico.



TESE

Será escrita após a obtenção dos créditos exigidos pelo curso, e aprovação do projeto por uma banca constituída de três professores, incluindo o orientador.  Deverá ser elaboradas em um tema inédito, na área da concentração, com limite entre 90 e 180 páginas de acordo com princípios de metodologia científica adotados pelo  ITECAB.

A escolha do assunto da tese, que deverá ser de acordo com a área de concentração, será feita em entendimento com o professor orientador.
O trabalho deverá revelar domínio do tema escolhido e capacidade de sistematização.

O tempo hábil para apresentação da tese será de um ano após a conclusão de todas as disciplinas, podendo esse prazo ser prorrogado por mais um ano, a critério do Departamento de Pós-graduação, por recomendação do professor orientador.

O trabalho já aprovado pelo professor orientador, deverá ser entregue em 3 cópias, três meses antes da defesa, para serem encaminhadas aos membros da Banca Examinadora. Após a defesa o aluno terá 30 dias para atender as exigências da Banca Examinadora, quanto à correção e pequenos ajustes, devendo então entregar 4 cópias em sua forma final o 
 ITECAB, que se encarregará de fazer o devido registro.


PRAZO

O candidato terá o prazo máximo de 03 (três) anos para completar o curso, incluindo as matérias e a dissertação, podendo haver a prorrogação de mais um ano, mediante aprovação do Departamento de Pós-graduação.


Dom José Kennedy de Freitas - Ph. D 
Diretor Presidente
Contato: domfreitas46@gmail.com